Informação do seu jeito
No próximo sábado (05/02), às 20h30, a TVE Bahia estreará o programa Conversa na Varanda, um bate papo descontraído com artistas e personalidades baianas sobre a maior festa do calendário brasileiro. A jornalista Ivana Dorali receberá os convidados em uma varanda para relembrar histórias divertidas sobre o Carnaval, além de refletirem sobre a complexidade da folia e sua importância para a cultura baiana.
No programa de estréia, os convidados são o ator Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, e a líder religiosa Makota Valdina Pinto, que falarão de momentos marcantes do Carnaval, como a tradicional Mudança do Garcia, o desfile dos blocos de Samba e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, impactando na participação dos foliões.
O Conversa na Varanda é uma realização da produtora Fundo de Quintal em parceria com o Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), com direção de Alex Souzan e roteiro e produção de André Santana. A cada programa, dois convidados/foliões darão seus depoimentos e recordarão velhos carnavais.
Os próximos quatro programas terão como entrevistados: o comediante Luiz Miranda e a socióloga Vilma Reis, a cabeleireira Negra Jhô e o historiador Ubiratan Castro de Araújo, a juíza Luislinda Valois e o cantor Aloísio Menezes, o educador e apresentador Jorge Portugal e o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira.
“A proposta é estabelecer uma conversa informal com o convidado, de maneira despojada, relembrando suas vivências com o Carnaval, que tem uma importância fundamental para toda a Bahia. Nada melhor que esta conversa aconteça em uma varanda”, destaca o diretor Alex Souzan. A produtora Fundo de Quintal é a responsável, entre outros produtos audiovisuais, pelos programas da TV Anísio Teixeira, de caráter educacional, exibidos pela TVE Bahia.
SERVIÇO:
Programa Conversa na Varanda, entrevistas sobre o Carnaval
Todos os sábados, às 20h30
TVE Bahia – Canal 2
Estréia: dia 05 de fevereiro, com Jorge Washington e Makota Valdina Pinto
Fonte: divulgação
Comentar
Querido Paulo,
Que Xangô te abençõe, meu irmão!
O Correio Nagô tem se revelado como uma página do tipo ponto de encontro cultural, com um aditivo importante, qual seja, o de se constituir também, uma tribuna popular.As minhas clocações sobre a importancia de Arnaldo Silva e da Escola de Samba Filhos do Tororó, (Arnaldo que recebeu a incumbencia de substituir ao seu irmao mais velho, meu outro que eu não conhecí, meu tio Messias, que morreu em um Carnaval ) na formação de muitos personagens da história do Carnaval da Bahia,ganharam eco. A nota, não muito feliz, é que Arnaldo Silva, meu tio Arnaldo, 75 anos, que me ensinou a tocar caixa de guerra, surdo, tamborim e trinar o apito para comandar e dar brilho à bateria, (entre outras coisas do samba),e que me deu a oportunidade de aprender a sapatear com o saudoso Valtinho Bozama na minha infância, está nesse momento hospitalizado. Sou o primeiro dos seus sobrinhos,por ser o mais velho entre todos. Quero, em meu nome e em nome dos meus primos Ione, Nadinho e Patrícia (Pat), e de seus netos, agradecer a resposta ao nosso apelo, pelo reconhecimento a Arnaldo Silva, pois na casa onde eu morava, e Arnaldo também (minha mãe era sua única irmã,Haviaoutro irmão, Zé Carlos, depois de Messias) que na época ainda era solteiro,e morava lá em casa no endereço (que não exixte mais) Amparo do Tororó, 125 4a. loja, eu ví muita gente do samba. Me lembro de Valmir Lima, Riachão, Batatinha, e Ederaldo Gentil,e muitos outros.
Venho em noso nome pedir as orações de todos pela recuperação de Arnaldo para que possa prestar um importante depoimentos para a posteridade.
Aí Ederaldo..." saudades daquele tempo bom, diga aí:....
Oh,oh,oh. Salve Mamãe Oxum/ Salve meu Pai Xangô/Cinquentenário de Batalha/Cinquentenário de fé/ Desde quando recebeu/ Os poderes de Maria dos Prazares Nazaré/ Sua vidência se alastrou Iyaô, Iyaô, Iyaô/Sacerdotisa....
Aquele Axé p´ra Voce, meu irmão.
/body>
Olá Paulo ou André: Me respondam por favor pois não entendo nada de transmissão de programas em TV.
Como posso ter acesso ao programa residindo aqui em Maceió?
Sucesso para todos
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Eu escrevi Varanda de Casa e o nome certo é Conversa na Varanda...Eu acho que foi por que eu fiquei feliz com as palavras de Makota Valdina em dizer que estava se sentindo na varanda da casa dela(rs) . A entrevista foi uma delícia...Perdão André..correção feita!
Axé de Paz a todos
Bernardes
Gente, fico muito feliz com os comentários e elogios. O programa de estréia realmente ficou muito bonito. Faremos todos com a mesma qualidade. Os próximos convidados são o educador santoamarense, Jorge Portugal, que é compositor e poeta e o presidente do Grupo Gay da Bahia, o historiador Marcelo Cerqueira, que nos falará da diversidade do Carnaval para a comunidade LGBT. Assistam: sábado, 12/03, às 20h30, na TVE.
Assisti e gostei muito. Valeu!
© 2023 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô